sábado, 18 de outubro de 2008

De 60 a 70.




Missa Campal na Praça das Bandeiras. Córpus Cristi em 05 MAI 1967.


Tramandaí emancipou-se de Osório em 1965. Mas só pode comemorar em 1967, quase dois anos após, pois o prefeito do município mãe entrou com um mandado de Segurança no STF questionando o desmembramento da Vila de Tramandaí.

...


A Pira do Fogo Simbólico. no monumento da Praça das bandeiras. Era acesa em datas cívicas como a Emancipação, Semana Farroupilha e semana da Pátria. Alunos de Escolas e Brigadianos revesavam a vigília.Ao fundo, no lado da ponte (então com mão única) vê-se o Abrigo do Sinaleiro que controlava o fluxo de veículos sobre a ponte.


É uma imagem apropriada ao período pós 64. O fortalecimento do civismo, do sentimento cívico da população, era um dos fundamentos essenciais da doutrina do regime de excessão chegando ao extremo no slogan “Brasil, ame-o ou deixe-o”. Tramandaí era governado pelo General Luiz Dêntice que mandou construir, co-patrocinado pelo Rotary Clube de Tramandaí, o monumento da Praça das Bandeiras, como se chamava o lugar. A demolição do monumento apaga a memória histórica do lugar.


O Chafariz na Pç Central (defronte à branquinha). Demolido p/Administração municipal, motivo: ajuntamento de pivetes e mendingos.
´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`



MAIO67

Emancipação esquina Av da Igreja.

<><><><><><><><><><><><><><>

OBELISCO DO PEIXE.No local onde hoje está a réplica envidraçada da 1ª capela da Vila. É tb o local onde originariamente foi erguida a capela
(V. foto postagem mais antiga)

<><><><><>


________________________________

´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`

Ano 1965. Av Caldas Jr, 1587. Moradia de Silibio Koetz & família, chalé de madeira com bordas tipica desenhada nos caixilhos. De pé, na varanda, D. Leonira.
´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`

Nenhum comentário: