

O turismo popular: caravanas de verdadeiros aventureiros viajavam pelas praias gaúchas. Tramandaí era passagem obrigatória além de um local para descanso (muitos hotéis a preços acessíveis) e reabastecimento com mantimentos (as viagens duravam até um mês), combustíveis e notícias (isso mesmo!notícias. O veículo mais dinâmico eram as rádios AM e OC - ondas curtas - seguidos dos jornais). Já nesta época a Vila de Tramandahy era a "capital das praias".

******************************** UM GRUPO DE TURISTAS nos anos 20 ** ** ** **


<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Essa 1ª ponte de concreto está aí até hoje, serve para os veículos que vêm de Imbé para Tramandaí. Foi duplicada no início dos anos 70 quando então o abrigo do sinaleiro foi removido (não tenho foto deste período). A que existe hoje, ao lado daquela 1ª, serve a mão contrária, i.é, para quem sai de Tdaí para o Imbé e foi construída bem mais tarde e possibilitou a inversão da mão que ia de Tdaí para o Imbé da parte duplicada na 1ª.

F
o
t
o
1
9
6
7
Batizada agora de Travessia Guiusepe Garibaldi, a ponte continuou a ter mão única. É possível ver nas fotos acima o "Abrigo do Sinaleiro": como o condutor de um veículo não enxerga o de outro veículo que esteja do outro lado da ponte, foi necessário que se instalasse semáfaros nas cabeceiras controlados manualmente pelo "sinaleiro" que, do abrigo em forma de casquinha de sorvete, enxergava os dois lados da ponte.
<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>
____________________________________________________________

F
o
t
o
1
9
7
4
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""



1
9
8
0
L
a
s
t
B
r
i
d
g
e
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~/~
A PONTE PENSIL, depois
A PONTE DA SARDINHA, ou simplesmente
A PONTE PARA PEDESTRES

Esta resistiu até os anos 80...



1950. PONTE PENSIL

Nenhum comentário:
Postar um comentário